O processo de Coaching

O Coaching é uma prática cada vez mais difundida nas empresas por um motivo extremamente simples: Dá resultados em pouco tempo.

Coaching é para pessoas, equipes e empresas que buscam crescimento – seja na profissão, seja em uma área ou em um mercado específico. De acordo com estudo da International Coaching Federation (ICF), as empresas que utilizaram o coaching profissional por motivos comerciais obtiveram um retorno médio de 7 vezes sobre o investimento. No caso dos clientes individuais, o retorno médio foi de 3,44.

O processo de Coaching inicia-se com o levantamento dos objetivos fundamentais da empresa e do coachee (aquele que passa pelo processo de coaching). O coach (profissional que dá o Coaching) tem o papel de facilitar a efetiva realização das mudanças e do desenvolvimento das competências necessárias para o coachee atingir suas metas, dentro da sua realidade pessoal e da realidade da empresa.

A filosofia por trás do processo é a busca da melhoria. Colocando de outra maneira, coaching não é terapia, não é uma forma de consertar o que está errado e não é um processo de ajuda. Coaching é uma maneira pragmática para desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes).

O grande diferencial do Coaching frente aos demais métodos de desenvolvimento pessoal reside na especificidade. O próprio indivíduo é o principal responsável pela melhoria. Por meio dos exercícios e práticas, a pessoa não só toma consciência daquilo que deseja ou precisa mudar, mas, principalmente, vivencia a competência no cotidiano.

Para as empresas, o processo é ainda mais eficaz porque o colaborador não precisa se ausentar do trabalho para dar continuidade ao seu desenvolvimento. Muitas das competências são exercitadas no próprio trabalho.

Principais benefícios do processo:

Objetividade – a melhoria é sempre focada naquela competência selecionada no início do processo;
Rapidez – entre três e seis meses os resultados aparecem de maneira consistente e sustentável;
Praticidade – após os dois ou três encontros iniciais, é possível continuar o processo por vídeo conferência ou Skype;
Ritmo – é o Coachee quem define o ritmo dos trabalhos, o que evita desgastes desnecessários;
Segurança – além das questões éticas reguladas pelos códigos das associações controladoras, o processo pode ser interrompido caso o Coachee não se sinta satisfeito.

Método e Formato

A metodologia adotada pela AMA Brasil segue os códigos de ética e conduta profissional da ICF (International Coaching Federation) e da FBC (Federação Brasileira de Coaching).

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