Gestão de Pessoas e Liderança

Gerenciamento de Mudanças e Transições

Objetivos:
Fazer com que você tenha uma ideia mais clara e uma perspectiva mais útil do que está acontecendo com você e sua organização;
Ensinar a lidar com a mudança de maneira bem sucedida;
Desenvolver formas de capitalizar as novas oportunidades;
Descobrir porque certos acontecimentos são recorrentes e como aproveitá-los a seu favor;
Identificar objetivamente o foco das mudanças;
Mesmo sem controle sobre as mudanças, controlar suas reações às mesmas;
Motivar pessoas a mudar e quebrar as resistências ao processo de transição;
Controlar e usar sentimentos negativos a favor da mudança;
Analisar e planejar o impacto das mudanças no dia a dia.

Conteúdo Programático:
Mudanças na organização atual;
Mudanças no seu mundo;
Mudança, transição, resistência e ressonância;
Os 7 princípios para lidar com a transição de forma bem sucedida;
Gerenciando uma mudança significativa;
Lidando de forma eficaz com a mudança constante;
Criando processos capazes de criar um ambiente de calma mesmo durante as turbulências.


Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Objetivos:
Avaliar, integrar e aplicar sua capacidade de gerenciamento e liderança usando casos práticos;
Identificar os benefícios de trabalhar de forma horizontal;
Reconhecer quando deve dirigir e quando deve guiar sua equipe;
Definir com clareza os objetivos e comunicá-los de maneira eficaz aos membros da equipe;
Ajudar a equipe na busca de soluções criativas para os novos desafios que se apresentam.

Conteúdo Programático:
O que é Liderança: uma abordagem dos principais modelos;
Liderança visionária;
Estilo de liderança: você em contraste com os membros de sua equipe;
Motivação individual e de equipe;
Coaching: como fazer funcionar;
Criando uma equipe vencedora.


Trabalho em Equipe e Colaborativo (entre equipes)

O trabalho colaborativo ocorre quando não existe o conceito de equipe, quando as pessoas trabalham com equipes diferentes, com objetivos e metas distintas e quando não existe hierarquia formal.

Objetivos:
Compreender como e quando o trabalho colaborativo deve ser empregado;
Separar tarefas de pessoas e tornar explícitos os requisitos de um projeto ou atividade;
Fazer uso positivo de outras formas de poder, além daquela inerente à hierarquia;
Compreender e saber usar as cinco forças do trabalho colaborativo;
Aprender a importância prática dos papéis de poder situacional;
Desenvolver planos de ação concretos que possibilitem implementar as formas mais efetivas do trabalho colaborativo;
Simular uma situação de trabalho colaborativo.

Conteúdo Programático:
Visão geral: o mundo que compete versus o mundo que colabora;
Principais desafios do trabalho colaborativo;
Fatores e práticas que favorecem o trabalho colaborativo;
Simulação de trabalho colaborativo: uma dinâmica que busca o sucesso;
As cinco forças do trabalho colaborativo: a teoria dos sistemas ajudando você a resolver situações problemáticas de maneira objetiva;
Papéis situacionais: o poder analisado sob um ângulo diferente;
Montagem do plano de ação.


Desenvolvimento de Competências Gerenciais

Objetivos:
Desenvolver o papel de líder, independentemente de sua idade ou experiência;
Manter a motivação da sua equipe;
Gerenciar eficientemente suas prioridades planejando seu tempo;
Conquistar o compromisso da equipe;
Construir melhores relações por meio de habilidades de comunicação aperfeiçoadas;

Conteúdo Programático:
Suas responsabilidades como gerente;
Comunicação visando resultados;
Compreendendo e utilizando seu estilo de liderança;
Motivando e desafiando sua equipe;
Coaching para a excelência;
Delegando responsabilidades;
Enfrentando a mudança e a transição;
Como realizar avaliações de desempenho que funcionam;
Gerenciando prioridades;
Criando um plano de ação.


As Ferramentas do Gestor de Pessoas

Objetivos:
Capacitar líderes, gestores e mentores com ferramentas práticas para serem aplicadas no dia a dia com cada membro da equipe.

Conteúdo Programático:
Verificação inicial;
Setting/Cronogramas;
Contrato de metas;
Pautas das reuniões;
Liderança Situacional;
Gerenciamento de Mudanças e Transições;
Plano de ação (desenvolvimento pessoal);
Leitura Dirigida;
Marcos (milestones);
Motes de ação.


Feedback

Objetivos:
Sensibilizar e contextualizar os participantes para a importância prática do feedback;
Mobilizar no grupo, por meio de vivências, a disponibilidade para aperfeiçoar a competência em dar e receber feedback;
Oferecer um conteúdo prático e dinâmico com linguagem adequada ao público.

Conteudo Programático:
Dinâmica inicial: Receber versus dar Feedback;
Sensibilização: O que é Feedback;
Tipos de críticas e Feedbacks;
Feedbacks e desenvolvimento pessoal;
Os problemas que o Feedback pode causar;
Saber criticar;
O que é uma crítica construtiva;
O poder de saber criticar para o exercício da liderança;
As finalidades do Feedback;
Obstáculos ao Feedback;
Desculpas para não dar ou não receber Feedbacks;
Exercício prático;
Dez ferramentas para aumentar a eficácia dos Feedbacks;
Planejamento do Feedback;
Dramatização estruturada do Feedback.

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